Para que serve a utopia?
Calhou-me ver algo na minha caixa de correio eletrónico que me fez tomar a resolução de por de lado algumas pendências que tinha para escrever (tenho uma lista enorme que não consigo por aqui, vontade e ideias não faltam, mas...), resolvi deixá-las "lá", e passar a algo que acho que me fez sentido colocar aqui.
Não sendo da minha autoria as palavras que deixarei aqui hoje despertaram algo em mim. Fernando Birri (cineasta) numa palestra dada a estudantes na cidade de Cartagena de Índias, e estando na companhia de Eduardo Galeano (jornalista e escritor Uruguaio) que tornou públicas suas palavras que deixo gravadas, não só no meu blogue mas também na minha mente, para que possa sempre lembrar-me que apesar de algumas ciosas não nos fazerem sentido à primeira vista são elas que nos movem. São elas que nos fazem "delirar".
À questão de um estudante "Para que serve a utopia?"
A resposta, a meu ver brilhante, de Fernado Birri foi:
"A utopia está no horizonte, eu sei muito bem que nunca a alcançarei, que se eu ando 10 passos ela se distanciará 10 passos, quanto mais a busque menos a encontrarei, porque ela se vai distanciando quanto mais me aproximo. Pois, a Utopia serve para isso, para CAMINHAR!"
E o meu tento tentará firmar estas palavras para caminhar também para algo que sabe que nunca alcançará, mas que nem por isso tornará a caminhada menos válida, menos importante! Muito pelo contrário.
Eu tentarei e vocês?