O circo...
Hoje não vou brincar... hoje não consigo retirar o cómico, pois existe algo que me incomoda... não desde agora mas desde sempre... desde que me conheço como ser pensante!
Acho triste a maneira como algumas pessoas tratam os animais. Penso que não temos o direito de lhes infligir sofrimento só porque, por acaso, o ser humano está no topo da cadeia alimentar!
Este fim de semana passei por um cartaz de um circo que tentava (e certamente conseguia) atrair público chamando a atenção para o facto de possuírem lobos e ursos no seu espetáculo! Ora parece-me que criaturas "selvagens" como lobos, que são essencialmente animais de matilha, e ursos estarão melhor no ambiente para o qual foram destinados, ou seja, em plena liberdade....
Em criança levaram-me ao zoológico, pois sempre manifestei uma certa "paixão" pelos animais, os meus pais estavam à espera de mais entusiasmo mas tal não aconteceu pois, uma vez em frente à jaula do tigre, a tristeza invadiu o meu pequeno ser e não parava de dizer que "não gostei de ver o animal grande preso atrás das grades" e que "alguém o devia tirar de lá..."
Voltei lá na fase adulta e voltei a parar em frente à jaula do tigre, senti a sua tristeza tal como o havia sentido em criança... ainda ninguém o tinha tirado de lá... andava às voltas no espaço exíguo... encurralado...
Parei em frente à jaula do gorila e uma vez aí uma lágrima teimava em sair pois o olhar deste maravilhoso primata parecia exprimir uma profunda angústia ... nunca mais voltei ao zoológico e dificilmente o farei!
Felizmente mais pessoas partilham os meus ideais.
Devemos muito aos animais. Não estou com isto a dizer que devíamos ser todos vegetarianos! Mas acho que merecem o nosso apreço e respeito, pois alimentam-nos, fornecem alguma matéria prima para vestuário, ajudam em quintas e em montanhas de outras atividades e alguns, tal como o meu querido amigão, dão-nos o prazer de existirem e amarem-nos sem preconceito e sem limites!
Talvez é chegada a altura se se fazer algo contra as imensas atrocidades que se vem cometendo contra esses seres que partilham este planeta connosco. E felizmente já algo se tem feito, mas não paremos!
Eu tentarei sempre fazer-me ouvir e espero que o meu tento consiga... e muitos tentos farão mais força que um só ;)