"A Raposa e a Cegonha" Fábula versão à Golimix
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar, contou-lhe muitas histórias nesse jantar, muitas e bonitas histórias, que a levou a cegonha a pensar que a raposa era uma boa amiga e resolveu por uma cruz na fotografia da raposa na lista das boas amigas. Há cegonhas assim, que se esquecem que uma raposa, nem que tenha uma gravata e esteja com falas mansas não deixa de ser uma raposa e deixam levar-se por lindas palavras e promessas vãs...
E na continuação do jantar a cegonha percebeu isso. Quando finalmente a comida foi servida ela percebeu que afinal esta era servida num prato! Onde ela, cegonha e com bico, não conseguia comer. Raio da raposa, que se fartou de comer! E num prato todo lindo! E tinha a coragem de interrogar a cegonha - Porque não comes cara amiga? - e punha um ar preocupado. Mas se a raposa se fosse uma boa e atenta amiga saberia que a cegonha com um bico não poderia comer de um prato.
Cheia de fome, triste e desalentada a cegonha saiu da casa da raposa a pensar no que a raposa lhe tinha feito. Como foi ela capaz de a deixar assim? Cheia de fome? Triste e desiludida?
O que fazer agora? Estava nas suas mãos fazer ver à raposa que a atitude dela não era digna de uma amiga! Estava nas suas mãos que ela, a raposa matreira, percebesse que não era este o caminho mais correcto! Andar a servir comida em pratos de onde só alguns podem comer!
Convidá-la para sua casa e servir-lhe a comida num jarro seria uma ideia brilhante! Assim a raposa nem lá chegaria com a língua e seria ela a ficar com fome desta vez! Embora as raposas, matreiras como são, arranjem sempre maneira de comer em pratos lindos. Mas não custa nada tentar, pelo menos durante uma noite vou-me fartar de a gozar! E até pode ser que a noite virem dias se todas as cegonhas se todas as pereceberem o quando são matreiras as raposas!!! E que se lembrem que o prato está na mesa de quem sabe servir!
Pois é Sr. Miguel Macedo, Portugal, é como diz, um país de muitas cigarras e poucas formigas é também de muitas raposas e mais cegonhas ainda! Resta saber é de que lado está cada animal...