Sinais dos tempos...
Se há coisa que algumas pessoas têm é sensibilidade. A sensibilidade de um elefante numa loja de cristais...
Hoje, numa ida à farmácia a farmacêutica, até simpática, sentiu-se, vá-se lá saber porquê (talvez por eu ser cliente assídua), na necessidade de me oferecer algo, e vai daí vem a pergunta.
"Usa creme anti-rugas?"
"Porquê acha que preciso?!?"
Os sinais dos tempos são tramados! Não tenha que rugas, porque felizmente ainda não é um mal muito visível, exceptuando as de expressão, mas já se nota na pele que estou a avançar no tempo.
Mas existem outros sinais que me apoquentam a existência.
O facto de me esquecer com muita frequência de muitos pormenores do quotidiano. Ainda não procurei os óculos tendo-os em cima da cabeça porque não uso óculos... mas é com frequência que acordo a meio da noite, a uma hora espectacular, para me lembrar de algo que deveria ter feito durante o dia! Por isso, uso e abuso das lembranças no telemóvel.
Chamar vários nomes a uma pessoa antes de pronunciar o nome que quero é outro dos sinais que já deu o ar da sua graça. "Ó João (bolas), António (chiça), Sérgio (arre), Gaspar (Irra), José, isso! Uffa, finalmente!
Começo a ter uma certa colecção de medicamentos e não de batons, ou vernizes, ou lápis de olhos, ou perfumes, ou relógios Swatch, ou outra "cena" de jovem.
Contar cabelos brancos que vão aparecendo, e que gosto de esconder, é uma tarefa que não gosto de fazer.
Ficar feliz quando me dão muito menos idade que a que realmente possuo.
Preocupar-me mais com pequenos aspectos que antes não faziam parte da minha lista, tais como, aplicar creme diário nas mãos antes de dormir, nos pés e no pescoço. Cuidar da face ao acordar e ao deitar, quando antes era passar uma sabãozito de glicerina e um cremezinho, um qualquer que hidratasse. Agora não, tem que ser um "XPTO" porque o raio da rosácea agrava aos 40...
E temos com isto toda uma Indústria a aproveitar-se de nós. É creme para lutar ou amenizar rugas, creme para flacidez, olhos e os seus "pés de galinha", mãos cuja pele sofre. Existem cremes de todos os tipos, cheiros, tamanhos e consistências. Com ácido hialocoiso que é bom para esticar o que já não estica, produto retinol importado de alguma lado (sempre), líquido de preenchimento vindo da França, o local por excelência dos cremes. Tudo vale para enganar o tempo!
Pois é! "Minha senhora acha que se eu puser o tal creme anti-rugas elas não aparecem?
A menos que venha incluído uma máquina do tempo não me parece."
E vale a pena tentar enganar os sinais dos tempos? Não sei, mas vou tentando...
Mas creme anti-rugas? Hummm, não me parece! Um bom hidratante adequado ao tipo de pele de manhã e à noite sob a pele limpa é o suficiente e o que podemos fazer. E a carteira, assim, não ganha ela mais rugas.
Afinal elas vão acabar por aparecer e eu espero não ficar com uma tromba.
Imagem retirada da net (obrigada a quem a disponibilizou)