Tou xim!
Apesar de adorar uma boa cusquice não sou do tipo que ouve as conversas atrás de portas ou que fica a tentar perceber o que os colegas do lado estão a dizer ao telefone.
E até há conversas que eu pagava para não ouvir! No entanto, há pessoas que insistem em que ouçamos tudo o que elas dizem! Quer estejamos ao lado delas, quer a 10 (seguros) metros de distância! Quando o teor dessas conversas inclui saber o que se passa dentro das enfermarias para as quais estou prestes a entrar, o que me apetece fazer é tapar os ouvidos, e fazer como quando era pequenita e não queria ouvir algo que não me interessava, cantar o conhecido "lálálálálá...".
Querem ouvir?
- Tou xim? Olá Maria! O meu home tá atrajado. Os anestejistas inda num bieram. Já pujeram o home a xoro, já o despiram... E tá deitado numa maca. Mas o coitado inda bai ter muito que penari. E adespois na pode condujir, por vias que terás de ire lá xima abisari a minha cumadre qui é para nus bire buscari.... Hã? Diz mulheri? Num te tou a oubir! (ela não ouve, mas em contra partida a outra já deve estar surda, assim como meia sala de espera). Olha! E diz-lhe que é para andar com o telemóvel que uma pexoa quer ligari e na consegue catancho! Diacho de rapariga! (ora porque será que ela deixou o telemóvel algures?...)
Há também quem fale alto propositadamente. Não porque não esteja habituada a um aparelhozito pequenino que se ouve do outro lado. Há quem fale alto para que se anote bem o que está a ser conversado.
- Estou? Ah! Olá minha queridaaa! Sim... claro que vou ao jantar lá no restaurante XPTO, és uma querida em convidar-me! Olha e é para ir vestida formal ou informal? ... Huh..Huh.. está bem. Vou escolher aquela toilette que comprei ali no XPTO.... é lindaaa!!! Ainda não a vesti! Estava à espera de ocasião especial. Era para levar aos anos de "famoso xy" mas depois decidi ir com aquele vestido beije com latejouls dourado e com laço a arrebitar para o lado! Sim! Também viste aquela? Que vergonha! Onde é que ela foi arranjar aquilo???!!! Credooo! Tá querida, enconta-mo-nos lá. Beijooo querida. Chuac. (Atenção. Esta conversa é para ser lida com voz à Tia)
Nestas conversas em alta voz (mas como altifalante desligado) incluem-se as de má língua, aquelas pequenas coisas que querem que se saiba mas não querem ser elas/eles (mais elas, tenho que admitir) a contar. Pelo menos não de forma directa...
- Estou sim? ... Ah! Não digas! Ela deixou-o? ... Não! Não posso?... Foi ele a ela!!! Traiu-o!?! Ai a desavergonhada! Pois... via-se logo pela aragem! Andava toda pimpona! Sempre jeitosa! Claro! E a enfiar-lhos na cabeça! Pobre homem... tenho que lhe fazer uma visita. Se o Manel não quiser lá ir, não faz mal eu vou lá dar-lhe o meu apoio!
Agora. Expliquem-me lá que culpa eu tenho de estar a ouvir a conversa dos outros. Hã? Eu bem tento....
Imagem retirada da net, obrigada a quem a disponibilizou