Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu tento, mas meu tento não consegue!

Sabendo que nem sempre vou conseguir ir aos vossos espaços, mas nunca vos esquecendo e sempre tentando...

Eu tento, mas meu tento não consegue!

Sabendo que nem sempre vou conseguir ir aos vossos espaços, mas nunca vos esquecendo e sempre tentando...

É Necessária Vergonha! Valores!!!

crianças ref.jpeg

 

refugiados2.jpeg

 

Lá vai alguém dizer que venho aqui pouco e quando o faço falo deste assunto. Os refugiados. Mas é inevitável. Escrever acaba por acalmar toda a torrente de sentimentos que passaram por mim quando vi as imagens que vi hoje.

 

A Hungria fechou as suas fronteiras, e depois? Depois, houve o descontrole!! A carga policial à bastonada, canhões de água, gás pimenta. Tudo isto de forma indiscriminada e levando tudo à frente!

 

E vendo crianças a sangrar e a gritar de pânico, pais aflitos, mulheres desesperadas, vendo tudo isto tive vergonha! Vergonha do ser humano. Vergonha por esta atitude.

 

Poderão vir dizer-me que "Ah! E tal, porque eles (os refugiados) estavam a provocar, estavam a ser insurrectos". Sim. Até pode ser. No meio de tantos desgraçados, que são a maioria, há sempre malta que gosta de atiçar, e de ver o circo pegar fogo. E eu respondo  que, mesmo assim não houve desculpa para esta atitude!! ESTAVAM ALI CRIANÇAS! E pelo menos uma era de berço!

 

Poderão vir também dizer "Ah! E tal, porque eles, (os refugiados que criam, e queriam, confusão) usam as crianças como escudo". Pois, até pode ser. Mas eu volto a responder, ESTAVAM ALI CRIANÇAS QUE NÃO TÊM CULPA DA ESTUPIDEZ ADULTA!!!!

 

Pensei que a Europa tinha aprendido com a 2ª Guerra Mundial. Pensei não voltar a ouvir o que ouço, mesmo aqui no nosso pequeno país de emigrantes, e sentir esta vergonha que sinto. Pensei não voltar a ver este estigma, esta perseguição, este medo. Medo de parte a parte é certo, mas uma das partes, a da Europa, apresenta um medo bem menos justificável, um medo que a impede de ser humana, de ter empatia, de ajudar e ser solidária.

 

Pois vos digo. As crianças que tenho visto nas imagens não esquecerão assim tão facilmente o terror que estão a passar. E mais. Tudo se paga e vai pagar-se caro todas estas atitudes! Enfrentamos não uma crise económica, mas uma bem pior. A de valores. O que até seria espectável pois se até com os europeus não têm existido contemplações...

 

rasteira jornalista.jpeg

 

refugiados.jpg

 Imagens retiradas da internet e Jornal Público

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    golimix 18.09.2015 08:40

    Vamos por partes no seu comentário, sim, é " triste ver o que está a acontecer e é complicado ver milhares de pessoas todos os dias, a entrarem pela Europa a dentro..." mas a fugir de um Estado Islâmico castrador, a fugir da guerra!! Muitos morreram nessa viagem! Imagina o que é tentar fugir em desespero mesmo enfrentando a morte? Eu não imagino.

    E vou dar-lhe uma novidade, é contra os refugiados, tem medo. Eh, páh! Compreendo, mas percebo-os melhor a eles que enfrentam tudo para fugir, para se pôr a salvo.
    Se havia violência por ânimos inflamados (que até pode ser explicado pelo desespero) então indentifique-se essa malta e esses não entram! São detidos e recambiados na pior das hipóteses. Agora, minha cara, atiraram com crianças?? As crianças estavam lá, porque lá, no meio daquilo, estavam pais que queriam colocar os seus filhos longe da guerra. NUNCA, mas nunca, uma polícia (treinada) deve responder com tudo para cima de um grupo onde há crianças!!! Isto é a lei da bala! Tenho pena que ainda exista diso na Europa!

    E que vão à volta já que a fronteira está fechada! Sabe de quantos quilómetros estamos a falar? Bem, mas muitos fizeram isso mesmo. Aqueles tentaram entrar... da pior maneira, admito, mas a resposta NUNCA devia ter sido aquela carga.
  • Imagem de perfil

    Vanessa 18.09.2015 09:30

    Lá está, é como diz, "muitos fizeram isso mesmo". Óbvio que custa, mas a Europa abriu os braços para os receber, abriu as fronteiras para os deixar passar, mas é aquilo que eu disse: o que é demais também farta. Os países têm o direito de aceitar ou não refugiados, de os deixar ou não passar por lá. Agora se até para os Europeus há países a fechar as portas, porque é que é tãooooo injusto fechar para quem é de fora?
    Ah e outra questão que tenho debatido imenso lá em casa: onde é que andam os EUA agora? Não há petróleo na Síria, nem na Europa para eles colocarem a palhinha? Se é uma crise mundial, se é uma crise humanitária, então TODOS se deviam unir, não só um continente, não só os pobres países, não só os desgraçados que têm de os deixar passar, só porque sim!

    Isto é uma questão que dá pano para mangas e é algo que duvido muito que chegue a criar consenso entre as pessoas. Óbvio que temos medo que no meio de milhares de refugiados, venham os queridinhos do EI. Óbvio que não queremos ver as nossas terras invadidas por pessoas diferentes, de culturas diferentes e de línguas diferentes. No nosso país, não falo das cidades porque nem vale a pena, temos imensas aldeias pequenas, outras maiores, mas diga-me lá: quando chega alguém novo, estranho e que ninguém conhece e se instala nas suas terras, vai-me dizer que as pessoas não têm medo? Não acham estranho? Não começam a fechar-se mais? Aqui é igual.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    imagem de perfil

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2017
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2016
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2015
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2014
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2013
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2012
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2011
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub