Vai um cafezinho?
Nesta altura estarão a perguntar para que raio é que esta tipa colocou ali uma chávena suja? Já lá vamos.
O ser humano é um eterno insatisfeito. Isso não é novidade. O interessante é que gosta, e procura saber mais e mais sobre aquilo que, a meu ver, é impossível prever, o futuro! Mas muitas vezes nem é só o futuro que se quer prever mas até mesmo saber mais sobre o presente. Ou então controlar. O ser humano adora possuir o controle das situações! Controlar os amores, os infortúnios, as doenças que aparecem, controlar os outros, algumas situações... enfim... E para isso é engraçado ver como proliferam os astrologistas, astrólogos, cartomantes, e por aí vai. Na minha última visita ao Porto numa das ruas, paralela à Avenida da Boavista e muito perto da Casa da Música, chamou-me a atenção um cartaz colocado mesmo à beira da estrada com umas estrelinhas e luas. Podia ler-se, além de muitas outras coisas, o que indicava uma certa versatilidade, que se praticava a cafeomancia.
Cafeomancia!?
Isso permitiu-me saber algo mais sobre o presente e o que se passa à minha volta. Não. Não fui aquela casinha. Fui ver o significado da palavra, para mim misteriosa, manifesto a minha ignorância. Então de que se trata? Pois bem segundo a maravilhosa Wikipédia, que tudo sabe, esta prática, que em tempos remotos era usada por Sultões, nada mais era que realizar a "leitura" das borras de café! E esta leitura permitia prever qual a Odalisca escolhida para essa noite.
Pergunto-me como é que fazia essa leitura? Talvez dependesse da quantidade de borra. Muita borra, a mais feia. Menos borra, a mais jovem e bonita. E borra assim assim, a escolhida era a que não era carne nem peixe!
Nos tempos de hoje, e ao que parece, deverá usar-se a intuição e a imaginação (muita imaginação!!!) para proceder à leitura da borra. O chamado "Oráculo Negro". E claro, esse oráculo dá informações sobre o presente. Ao que parece ninguém está suficientemente informado sobre o que se passa à sua volta. E é mesmo o formato da borra à volta da chávena que indica o presente. E saberão se são traídos, se têm que trair, se são boas pessoas ou umas pestes. Ninguém é um verdadeiro conhecedor da sua própria personalidade e ficam mais sossegados quando é alguém a dizer-lhes como são (por isso os livros dos singos de vendem tanto!). Se têm que mudar o seu rumo de pensar, muitos "Ses". E no fundo da chávena estará o futuro. As tais previsões. Mas porque é que não se contentam só com a previsão meteorológica? Já sei, estão fartos de chuva?
A quem beber café com borra peço que tentem lá ver o sol. Por favor.
Ah! Deixo alguns conselhos que encontrei num dos muito locais que falam sofre a cafeomancia. Achei interessante o processo, para quem quiser aventurar-se a aprender a ler borra aqui vai:
Material usado.
- Pó de café. Presumo que ofereçam lá no sítio
- Açúcar. Essa fiquei na dúvida, e para quem for diabético?
- Uma chávena e um pires branco. Deve facilitar a leitura
Como fazer:
- Preparar o café procedendo à mistura dos ingredientes, uma colher de sopa de cada. E colocá-los a ferver numa panela em lume brando. Não queiram esturricar logo a borra. Ah! É importante que se deixe ferver por três vezes. Ou seja, ferve. Desliga. Ferve. Desliga. Ferve. Desliga. E já está!
- Em seguida, colocar o café numa chávena de louça branca, sem relevo ou desenho. Percebe-se porquê... e deixar repousar por alguns minutos.
Passado este tempo, beber o café lentamente (até porque não deve querer queimar-se), concentrando-se em seu pedido ou numa pergunta desejada (Conselho: Não perguntem como tirar o Passos do Governo. É pergunta desperdiçada)
- Quando terminar de beber, coloque o pires sobre a chávena, como se fosse uma tampa e vire-o, num movimento rápido.
- Deixe descansar por mais alguns minutos (Já perceberam a esta altura que isto requer calma e descanso).
- A chávena estará então, pronta para a leitura! Esta deve ser feita sempre no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, da esquerda para a direita. Evidente...
- Observe com bastante atenção as figuras que se formam na parede da chávena. Se aparecerem figuras verticais, como colunas, que atravessam a suas paredes, considera-se as marcas como símbolos do tempo, correspondendo a um mês cada uma delas (presumo que depois de virar a chávena ao contrário devam aparecer algumas...).
- Olhando atentamente e utilizando sua imaginação (evidentemente), observe com que se parecem as figuras formadas com as borras de café e anote-as.
- Quando terminar a leitura da parede da chávena, leia também seu fundo, anotando novamente as figuras que encontrar.
Ah! No material deve estar também um lápis e um bloco de notas!
O que dizem nos locais onde li sobre isto é que neste processo de iniciação à arte da Cafeomancia, se deve procurar usar a imaginação de forma criativa para visualizar as imagens formadas na parede e no fundo da xícara. O que para mim é óbvio!!! E o mais acertado de tudo o que li!
Boa sorte na leitura! E aqui http://escolaesoterica.com.br/site/tabela-cafeomancia têm uma lista do significado dos símbolos.